ISTAMBUL: Os melhores café-da-manhã


Confesso que eu não sabia mas me surpreendi em descobrir que o café-da-manhã é a refeição mais importante, e provavelmente mais apreciada da Turquia. Eles adoram um çay (chá) e kahve (café) e geralmente a refeição inclui azeitonas, pepinos, tomates, ovos e queijos mas também pode ter ovos mexidos ou fritos com linguiça artesanal ou cordeiro, e alguns outros pratos e pães típicos de cada região.

No começo deste mês visitei o país pela primeira vez e aproveitei todas as manhãs que passei na cidade para conhecer um lugar diferente e recomendadíssimo pelos locais. Claro que essas dicas foram dadas por um turco e foodie, mas vocês tem sorte e eu vou compartilhar por aqui também.

Emirgan Sütiş

Este foi o primeiro, e provavelmente meu lugar preferido para tomar café-da-manhã na Turquia. O ambiente é agradável e gostoso. Eles se preocupam com a origem dos produtos e qualidade do serviço. Fazem os próprios pães, o próprio iogurte e sabem o processo de preparo e criação de todos os outros insumos que oferecem como queijos e carnes.

Neste lugar me apaixonei pelo queijo coalho grelhado e a tábua de queijos. Mas não deixe de provar o mel turco, é fantástico e eu fiquei completamente viciada.


Kale Cafe

Este café fica em Bebek, um bairro nobre da cidade, mas já é uma tradição entre os turcos e turistas. Por ser famoso está sempre bem lotado então aos fins de semana é quase impossível descolar uma mesa.

Ao chegar prefira uma mesa do lado de fora, assim você pode curtir a vista e quem sabe receber a visita de um beija-flor à mesa. Pedimos a versão deluxe de café-da-manhã que acompanha tomates e pepinos frescos, azeitonas pretas e verdes, pães doces e salgados, manteiga mergulhada em mel e mais. Para acompanhar ainda pedimos uma porção de linguiça tradicional turca e um ovo frito com pedaços de cordeiro (estava delicioso). O preço por esse banquete foi em torno de 145 liras turcas para três pessoas.

Peri Cafe

Que lugar fofo e escondido. Caminhando pela rua você vai ver algumas escadas com mesas espalhadas, é só subir e sentar. Todas as mesas tem um cobertorzinho para você ficar aconchegante enquanto toma café — uma delícia. Eles tem menu em inglês e turco, o que não é muito fácil de encontrar, mas o staff não fala inglês. Eu pedi um Kahvaltı Tabağı e um Pişi (tipo um donut salgado) . Meu combo incluía queijo branco com azeite de oliva e foi bem baratinho, 23 liras turcas.

Ah, não vá de dieta pra Turquia. Essa é a chance de você mergulhar em um mundo gastronômico maravilhoso. Prove tudo sem medo de ser feliz.

__________

Quer contribuir com o Malão? Deixe um comentário pra gente ou mande um inbox no nosso facebook =)

#istambul #turquia #cafédamanhã #breakfast

0 visualização