LISBOA: um dia pelos principais pontos turísticos de Lisboa

Lisboa é uma cidade relativamente pequena e fácil de andar, mas esteja preparado pra subir e descer muitoooooo, ou gastar alguns euros extra em ônibus e elétricos. Fiquei três dias na cidade e garanto que em um dia você consegue ver a maioria dos pontos turísticos que a cidade oferece. Meu hostel ficava perto da Praça Marques do Pombal, então vou usa-lo como ponto de referência do nosso roteiro.

Miradouro de São Pedro de Alcantara e Elevador Santa Justa

Saindo da Praça do Pombal, que era super perto do meu hostel, segui em direção Av. Liberdade e desci até a Praça dos Restauradores, onde fica a estação do Rossio. A Av. Liberdade é como se fosse a nossa Oscar Freire, bem arborizada, cheia de cafés e lojas de grife.

Voltando a Praça dos Restauradores, fica fácil de ver o Elevador da Glória, que nada mais é do que um bondinho que leva até o Miradouro de São Pedro de Alcantara. Minha dica? Esqueça o bondinho e suba a pé! É uma bela ladeira, mas o trajeto do bonde dura menos de um minuto, além disso, a vista compensa muito e da pra dar aquela paradinha estratégica no café que tem lá e se refrescar com mazagran, mistura de café, hortelã e limão, acredite, é bom!

Na saída do Miradouro, ao invés de descer novamente a rua do Elevador da Glória, preferi cortar o caminho descendo pelas ruas ali perto do Miradouro, seguindo sentido Tejo, vai ser impossivel você não o ver de cima das ladeiras. Nessa andança encontrei a Igreja do Carmo, e logo atrás dela o elevador de santa justa, e aqui vai outra dica, meu plano inicial era usar o elevador pra sair do baixo Chiado e subir até a parte alta, mas como dei essa desviada acabei fazendo o inverso, o que foi muito melhor porque a fila pra descer é menor do que a pra subir. Você consegue pagar na hora, custa €5,00 e também da direiro a subir no mirante do próprio elevador. Qualquer semelhança com a Torre Eifel não é coincidência, o elevador foi construído por um pupilo de Gustave Eiffel, nada menos que o arquiteto da torre.

Baixo Chiado, Rua Augusta e Praça do Comércio

Saindo do elevador você já está no Baixo Chiado, onde fica os Armazens do Chiado, um complexo de lojas bem conhecido na cidade. Por ali também fica a Rua Augusta, que da de encontro ao arco do triunfo na Praça do Comércio. Mas antes de chegar até a li, uma paradinha estratégica na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, na minha opinião, o melhor bolinho de bacalhau que eu já comi e com um a mais, recheio de queijo da serra da estrela, delícia!

Depois de bem alimentada e recuperada dos 36 graus que estão em fazendo em Lisboa, segui pra Praça do Comércio. Ali ficam vários restaurantes, rola também uma feirinha, mas a melhor parte é a vista do Tejo com a ponte 25 de abril ao fundo.

Cais do Sodré e Mercado da Ribeira

Seguindo pela Av. 24 de julho, caímos no Cais do Sodré e outra coisa bem legal de Lisboa, o Mercado da Ribeira. Um espaço gastronômico bem legal, cheio de coisas tradicionais e diferentes, além de ser muito fofo! Como eu ainda estava bem satisfeita com meu super bolinho de bacalhau, fiquei dando um tempinho por ali só tomando uma sangria e vendo os pratos diferentes da galera.

Lx Factory

Ali mesmo na frente do Mercado da Ribeira, você consegue pegar um elétrico e seguir um pouquinho mais pra frente, onde fica o Lx Factory. O elétrico que passa lá é o 15E, custa €2,85 e você pode comprar o bilhete dentro dele em uma maquina, desça na estação do Calvário.

Pastéis de Belém e Torre de Belém

Pra terminar, se você pegar o mesmo 15E, consegue parar praticamente na frente da confeitaria onde são feitos os melhores pastéis de belém de Portugal, desça na estação Belém-Jerônimos. Você vai ver aquela fila e achar que vai ficar horas esperando, mas ai entra a dica do Malão, a fila é só pra quem quer os pastéis pra viagem. A confeitaria é enorme, e super tradicional, reza a lenda que só 3 pessoas sabem a verdadeira receita dos famosos pastéis e acredite, eles realmente valem a pena! Por €7 você consegue comer 4 pasteis e tomar dois Sumol de Ananás, ou abacaxi rs.

Continuando a caminhada por ali, temos outro ponto turístico bem famoso em Lisboa, o Mosteiro dos Jerônimos e se você ainda tiver no pique, um pouquinho mais pra frente a Torre de Belém, o que é uma boa pedida para o por do sol.

Quer contribuir com o Malão?