MEXICO: Além dos tacos


Não precisa viajar pro México para se apaixonar pela gastronomia típica do país. Afinal, quem não gosta de tortilla, guacamole e chile? Mas como não é só de tacos que vive o homem mexicano, preparamos um guia para você não fazer feio na hora de pedir ao mesero o melhor da culinária mexicana. Tienes hambre?

Chilaquiles

Este é provavelmente meu prato predileto mas é muito difícil encontra-lo fora do México. Já tentei fazer em casa, mas não fica igual. Os chilaquiles são tortillas partidas em pedaços menores e fritas. Pode ser servido com um molho verde ou vermelho e geralmente não são muito picantes. Apesar de ser um pouco pesado é típico de café-da-manhã e às vezes acompanha ovos (mexidos ou fritos), carne, queijo e sour cream.


Enchiladas

Uma verdadeira delícia. Imagine panquecas com uma massa feita de milho, geralmente recheadas de frango, carne ou feijão, com molho verde ou vermelho feito com chiles diferentes e queijo ralado. Desculpe o palavreado mas o 'baguio é loco' e delicioso.

Para os que não são super fãs de pimenta, podem pedir enchiladas suíças, acompanhadas de molho branco.

Ainda há uma versão hipster, onde o molho é trocado por feijão, as famosas Enfrijoladas. Muito <3


Mezcal

Não há dúvidas que tequila é uma das primeiras coisas que pensamos quando o assunto é México, mas o mezcal está no páreo de bebida nacional para los amigos.

As duas bebidas são produzidas a partir do agave, uma planta que nasce próximo a terras com clima árido — não é um cacto by the way.

Mas o nome tequila só pode ser dado as bebidas produzidas do afave Tequilana Weber Blue, que curiosamente fica próxima da cidade de.... Tequila. É quase o mesmo debate que temos com champagne e espumante.

Já o mezcal pode ser feito em qualquer lugar, mas me atrevo a dizer que os mezcais de Oaxaca (estado do sudoeste mexicano) são os melhores.

Além do mezcal e da tequila, é feito da mesma planta outra bebida típica que se chama pulque porém esta é fermentada.

Gostaria de quebrar um tabu: tequila ou mezcal bons não tem verme dentro, isso é só pra turista ver. Então se quiser comprar uma boa garrafa, talvez o verme não seja (com certeza não é) a parte mais importante.



Queijo Oaxaca

Você já aprendeu que os melhores mezcais vem de Oaxaca e agora vai saber que um dos melhores queijos também.

A história do queijo Oaxaca é um mistério, pouco se sabe da sua origem mas imagina-se que começaram a ser fabricados por volta do final de 1800. É um queijo meio duro e branco e se parece a uma mozzarella de búfala na textura e na maneira em que em servido. Um ingrediente usado em vários pratos especialmente quesadillas e tlayudas.


As delícias do México são incontáveis, mas com certeza estas dicas vão inspirar você a provar muito mais do que os tacos quando visitar a terra dos maias e astecas.



Quer contribuir com o Malão?

Deixe um comentário pra gente ou mande um direct no nosso instagram =)

#quotcomidamexicanaquot #mexico #enchiladas #tacos #chilaquiles #mezcal #tequila #quesooaxaca

0 visualização